A Feira da Luz – Expomor decorreu entre os dias 28 de agosto a 2 de setembro de 2024 em Montemor-o-Novo tendo a ANCPA organizado no dia 30 de agosto o “Dia do Porco Alentejano” com a realização das XVI Conversas de Montanheira e o XIII Concurso Nacional de Presuntos. Com a diversidade de eventos e pelos temas abordados nas conversas de montanheira conseguiu-se mobilizar grande parte do sector desde a produção à indústria, contando também com a participação dos serviços oficiais.
A organização das XVI Conversas de Montanheira decorreu sobre 4 painéis contando-se com a assistência e participação de produtores, industriais e responsáveis institucionais de diferentes áreas do Ministério da Agricultura com especial incidência no setor do porco Alentejano, da transformação e do comércio dos produtos.
As diferentes intervenções foram proferidas por especialistas, sendo de destacar a presença de técnicos e clientes espanhóis.
Foi analisada a dimensão do negócio em Portugal, os problemas que atravessa desde o COVID-19 e as eventuais soluções para produtos tão importantes para a pecuária extensiva e para o montado nacional e ao mesmo tempo com tanta importância no desenvolvimento das zonas rurais.
Para além dos temas tratados, pudemos contar, na sessão de abertura, com o Dr. Olímpio Galvão (Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo) e na sessão de encerramento com a Dra. Susana Pombo (Diretora Geral de Alimentação e Veterinária), o Eng. Joaquim Capoulas (Presidente da APORMOR) e o Embaixador Álvaro Mendonça e Moura (Presidente da Confederação de Agricultores de Portugal).
Finalizadas as conversas de montanheira, realizou-se a entrega de prémios dos concursos de porcos e presuntos alentejanos seguido do habitual jantar/cocktail com degustação de produtos de porco Alentejano.