SOBRE NÓS
Quem Somos
ANCPA – Associação Nacional dos Criadores de Porco Alentejano procura responder às necessidades de produção e do setor. Como missão tem a conservação e melhoramento genético do Porco Alentejano, pelo que coopera com os seus associados e oferece serviços de apoio técnico, fundamental para o desenvolvimento do setor, preservação da raça e dos seus sistemas de produção.
A ANCPA foi constituída no dia 7 de Julho de 1991, com sede em Elvas. Nasceu da junção entre a necessidade partilhada por um grupo de criadores de porco alentejano de se unirem para recuperar a raça e melhorar as condições de comercialização e negociação e a oportunidade lançada pela Direção Geral de Veterinária (DGV), que alguma entidade ficasse com o Livro Genealógico de Suínos (LGPS). Nos primeiros anos a associação tinha como prioridade angariar criadores e inscrever as populações genéticas no LGPS para iniciar os processos de conservação e melhoramento genético. Paralelamente tinha o objetivo
de valorização dos produtos como forma de encontrar mercados para o bom escoamento dos animais dos associados.
Reconhecida como organismo privado de controlo e certificação, a ANCPA, começa a efetuar a certificação dos produtos e a conhecer as características da produção de forma a construir um plano de crescimento. A anulação do reconhecimento da associação como organismo privado de controlo e certificação direcionou a prioridade da ANCPA para as atividade mais diretas e operacionais aos associados, a assistência técnica e comercial.
A área de abrangência da atividade da associação ampliou e as deslocações a partir de Elvas começaram a limitar a rapidez e qualidade dos serviços, tendo, em 2004, a deslocação da sede para Évora.
A criação de novas atividades, serviços e parcerias em projetos Agro proporcionaram uma vasta experiencia técnica e comercial com resultados bastante positivos para os criadores. As atividades e serviços foram-se consolidando e evoluindo, o que levou à necessidade de aumentar a equipa técnica, integrando, atualmente, 5 técnicos.