Visita de Estudo dos alunos do 3º ano de Engenharia Zootécnica do Instituto Superior de Agronomia (ISA) ao Centro de Conservação e Melhoramento da ANCPA

A ANCPA iniciou, em janeiro, a produção de leitões no seu recém inaugurado Centro de Conservação e Melhoramento do Porco Alentejano, localizado na Herdade da Machoqueira, em Évora. Este novo núcleo tem como principal objetivo a seleção e melhoramento de linhas específicas da Raça Suína Alentejana obtidas dos seus associados permitindo, no futuro, fornecer a todos os potenciais criadores animais com características genéticas específicas e bem conhecidas.
Dar a conhecer a raça Alentejana está entre as diferentes atividades da ANCPA e nesse sentido, no passado dia 8 de abril esta associação teve prazer de receber a turma de 3º ano de Engenharia Zootécnica do Instituto Superior de Agronomia (ISA) na sua exploração da Herdade da Machoqueira. Esta visita permitiu a estes alunos terem o contacto com o modo de Produção Extensivo do porco Alentejano. Nesta exploração, os futuros técnicos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o maneio inerente à produção extensiva de suínos, a gestão de parques de reprodutores, a definição de lotes de leitões (futuros reprodutores) e ainda a visita às maternidades individuais, adaptadas de antigos parques de engorda, que permitem um maior bem-estar animal tanto para as fêmeas reprodutoras como para os seus leitões.
O grupo de cerca de 30 alunos que integravam maioritariamente o 3º ano de Engenharia Zootécnica da disciplina de Produção Suína, mas também alguns alunos do 2º ano do mesmo curso e também alunos do Mestrado em Zootecnia, foram recebidos pelos técnicos da ANCPA que acompanharam toda a visita. Esta foi uma oportunidade única para os estudantes de conhecerem a realidade da produção destes animais, estando este Centro de Conservação e Melhoramento da ANCPA aberto a visitas para quem tenha o interesse de conhecer um pouco melhor a raça de Porco Alentejano.